Arte e Legitimação


Segundo a professora Simone Landau, quando surgiu na UTFPR em 1970, o curso de Design tinha incluso em sua grade de disciplinas 3 anos de História da Arte. Sabe o motivo?

Em 1919, surge na Alemanha a primeira escola de Design: a Bauhaus. Porém o Design só chega como estudo acadêmico no Brasil em 1963. Ou seja, na época de implementação do curso na UTFPR, não havia designers o suficiente por aqui para integrar o quadro de professores. Por isso, este foi composto basicamente por professores de História da Arte, formados pela Faculdade de Artes do Paraná.

Além desse fato curioso, a professora também nos ensinou a respeito do Sistema das Artes. Que é uma forma de estudo da arte que considera não somente as obras e os artistas, mas também os receptores, os críticos de arte, os mecenas (patrocinadores) e o contexto histórico cultural. Todos esses fatores juntos formam uma rede que dá legitimidade a uma obra para que ela seja considerada arte.

Mas afinal, o que é arte? Para Mario Pedrosa, é "o exercício experimental de liberdade". Já para Gombrich, "Arte é tudo o que o homem chama Arte". E para você?

Comentários