Algures 9, Dia 1


O primeiro dia do Algures 9, Semana Acadêmica do Design da UTFPR, foi bem descontraído. Além de participar das atividades, meus colegas e eu trocamos caricaturas que fizemos uns dos outros. Acima vai uma pequena seleção dos desenhos que fizemos, cada um com seu estilo, mas ressaltando as característica do retratado.


Como são várias atividades simultâneas, cada pessoa terá sua própria versão do evento. De minha parte, hoje participei de uma oficina sobre Briefing, de outra sobre técnicas de cortar papel (link em inglês), e das palestras de abertura. A primeira, apresentada por Marco Mazzarotto, abordou os 10 erros mais comuns que um futuro profissional do Design pode cometer (ao disputar uma vaga emprego):
  1. Achar que currículo ganha vaga - só currículo não adianta, tem que ter um bom portfólio;
  2. "Quanto mais melhor" - ponha apenas trabalhos bons no portfólio, mesmo que poucos;
  3. "Menos é mais", então? - ao explicar um trabalho, quanto mais detalhar melhor;
  4. Desprezar o impacto das simulações - mesmo que seja só um cartão de visita, tire fotos e abuse do 3D;
  5. Não ter portfólio digital - hoje em dia é algo essencial;
  6. Não ter portfólio impresso - não é tão necessário, mas ajuda (mesmo uma miniatura);
  7. Mentir - se não trabalhou no lugar X ou fez a logo da empresa Y, não finja o contrário;
  8. Não saber por água no feijão - o cliente pediu só uma logo? faça um projeto de identidade visual completo. Se ele não quiser, pelo menos você pode agregar isso no portfólio;
  9. Ilustração NÃO é design - fez um desenho legal? aplique em um produto fictício (camisa, cartaz, caneca, etc.);
  10. Não se faz omelete sem quebrar ovos - faça trabalhos, mesmo que gratuitamente, para familiares e amigos, dê o melhor de si.
E a segunda palestra, de Ivan Mizanzuk, foi  sobre "História da Arte para Criativos", que trouxe uma interessante abordagem de estudo dos artistas, ou "profissionais da criatividade", como Leonardo Da Vinci e William Blake. Mostrou como tais pessoas tinham uma forma diferente de "resolver problemas", dentro da área da arte.

Comentários