Algures 9, Dia 3


O terceiro dia do evento começou com uma palestra com o tema "Uma pitada de Filosofia  nos objetivos do seu projeto". E terminou com uma oficina de Caligrafia Chanceleresca ou Escrita Itálica (link em inglês), cujo exemplo pode ser visto acima.

O que tem haver Filosofia com Design? Segundo Gonçalo Ferraz, a filosofia pode e deve influenciar nossos projetos, pois assim temos a possibilidade de alcançar a "verdade universal" atingir, de maneira positiva (sem ser positivista!), o maior número de pessoas. Sabe-se que cada uma delas tem um gosto pessoal diferente, mas o palestrante nos conta que há arquétipos que perpassam e influenciam a todas. E essa noção pode ser alcançada através da filosofia: desde as proporções que encontramos na natureza (Sequência de Fibonacci), passando pela Constituição Septenária, até os ideais gregos do bom, do belo e do justo. Tudo isso servindo como linha guia ao se estabelecer os objetivos de nossos projetos de design.

Quanto à Caligrafia Chanceleresca, esta foi instituída em 1420 por Niccolo Niccoli. Ela recebe esse nome por ter sido adotada pela Chancelaria Papal como escrita oficial. E, por isso, também ficou conhecida como Escrita Itálica. Suas letras se caracterizam por: ter altura equivalente a "5 penas", ou seja, a cinco vezes a largura do instrumento usado para escrita; ter inclinação de 10º em relação a linha de base; e o ângulo do traçado ser de 45º

Comentários