Como Explicar


A atividade de hoje foi simular que tentamos explicar para uma pessoa leiga o que é Design Gráfico e o que faz um profissional da área.

O que aprendemos com esse tipo de situação é que temos que usar de um vocabulário mais simplificado para que o leigo consiga entender, pelo menos de maneira aproximada, o que somos (ou pretendemos ser) e o que faremos depois de formados nesse curso.

Além disso, quanto menor ou maior a necessidade ou interesse do nosso interlocutor em nos ouvir, este pode transitar desde a descrença total até a aceitação. Por isso, é importante fazer um controle da recepção, isto é, perceber o comportamento do outro em relação ao que falamos e adaptar nosso discurso para que ele ou ela nos dê atenção. Outro ponto relevante é verificar o quanto de informação prévia sobre o assunto a pessoa possui. Se sabe bastante, é possível que ela se apresente indiferente ao que temos a dizer. Mas também pode se apresentar colaborativa e nos ajudar na explicação. Tudo depende da forma como construimos a mensagem. Um bom exemplo é o diagrama acima, que pode facilitar a compreensão do que está sendo dito nesse parágrafo.

Com tudo isso em mente, como você descreveria a profissão de Designer Gráfico?

Comentários