Marca Zambawá


No último mês, estive desenvolvendo a marca da banda de um amigo:



O resultado foi um símbolo e uma tipografia exclusiva.


Esta marca simboliza os ideais e principais características da Zambawá, banda de Soul-Funk-Samba de Curitiba – PR. Como, por exemplo, a valorização da música afrodescendente.

A tipografia exclusiva faz referência às origens tribais. Alguns caracteres, notadamente as letras A e W, sugerem formas humanas abstratas com os braços estendidos para os lados ou para cima, como se estivessem dançando ou “curtindo” a música da banda.

“Zambawá” significa “Nosso som”, mas também pode significar “Elefante”. Por isso, um pictograma que representa uma máscara africana em forma de cabeça de elefante. Sua composição, feita a partir de círculos e triângulos, também evoca um arco e flecha, símbolo de Oxóssi, orixá amante das artes; um trompete/flauta, um tambor e uma guitarra/baixo/violão, referências à música. Além do próprio nome da banda “escondido” na contraforma.

Para completar, a marca foi construída visando sua aplicação em superfícies por meio da técnica de estêncil, uma linguagem visual urbana de apelo jovem.


Essa tipografia foi escolhida por transmitir a ideia de atualidade, juventude, agilidade e, obviamente, vanguarda.


Para conhecer mais a banda, acesse:
https://www.facebook.com/pages/Zambaw%C3%A1/709872569119272